A Nanogun Airmix® aproveita o método de pulverização eletrostática utilizando as propriedades físicas da eletricidade para melhorar a qualidade dos revestimentos de pintura, que envolve a lei da atração entre partículas com carga positiva e negativa. Pouco antes da tinta atomizada sair do bico (também chamado de ponta), é-lhe dada uma carga negativa. As gotículas de tinta carregadas são pulverizadas através de um forte campo elétrico. A peça a pintar com carga positiva e ligada à terra atrai o líquido com carga negativa para a sua superfície.
O poder do campo elétrico também influencia a força de atração. Uma vez criado o campo elétrico, os iões seguem as linhas do campo em direção à carga negativa. Como a atração das partículas carregadas eletricamente para a superfície ligada à terra é tão forte, a deriva da tinta é reduzida. Isto significa uma taxa de transferência elevada com este método eletrostático. Além disso, as gotículas de tinta são puxadas para as superfícies em todas as direções, de modo a que todos os lados das zonas alvo sejam revestidos uniformemente. Algumas partículas mudam de direção à medida que são puxadas para cima, para baixo e lateralmente para todos os ângulos dos objetos a pintar. A face escondida dos substratos do objeto pintado está revestida para uma melhor proteção contra a corrosão, uma rapidez de aplicação e uma secagem rápida. A pulverização eletrostática SAMES KREMLIN é a técnica ideal para os trabalhos de pintura industrial em zonas de difícil acesso com uma melhor covertura que reforça o aspeto a novo das peças.
O processo de pintura eletrostática SAMES KREMLIN associado à qualidade de aplicação Airmix® permite depositar um filme de tinta uniforme e ótimo com menos desperdício de tinta para o ar nos trabalhos e acabamentos profissionais: as peças e o suporte ligados à terra atraiem as partículas de tinta, o que reduz o nevoeiro, permite uma aplicação rápida e torna o ambiente mais seguro para o operador.